Resumo da Ópera #17 – Spike Lee

No mês da consciência negra, o Resumo da Ópera aproveitou a ocasião para valorizar personalidades negras e suas produções artísticas, tanto na literatura como nas séries e nos filmes.

Entre os clássicos, falamos de “Faça a Coisa Certa”, uma “viajada” de Spike Lee, como o próprio cartaz do filme afirmava. O filme retrata o crescimento da tensão social no Brooklyn, em Nova York.

Também falamos da trilha sonora de uma produção mais recente: a série “Atlanta”, de Donald Glover, que acompanha o jovem Earn agenciando seu primo Paper Boi na carreira como rapper.

Na literatura, conhecemos Conceição Evaristo, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea e com importante papel em trazer personagens marginalizadas para os livros.

Também explicamos a estética afro-futurística, com vários exemplos, e o que foi a Black Explotation no cinema estadunidense.  

E, claro, também fizemos um “resumão” sobre produções recentes de autores e cineastas negros pelo Brasil e pelo mundo: Jordan Peele, Ava duVernay, Macelo D’Salete e muito mais.