Atitude Sustentável #28 – Pegada de Carbono: a importância de calcular para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no dia a dia

Atitudes simples podem minimizar o nosso impacto ambiental

 

Fazer compras, se alimentar, carregar o smartphone, viajar de avião, andar de carro, ônibus, metrô… você já deve ter ouvido falar sobre a pegada de carbono nossa de cada dia e dos gases do efeito estufa (GEEs) que são emitidos a cada uma dessas atividades. Mas você faz ideia de como calcular a sua pegada? Do inglês carbon footprint, o termo pegada de carbono foi criado para medir as emissões atmosféricas de dióxido de carbono (CO2) e dos demais GEEs por uma pessoa, família, atividade, evento, empresa ou indústria.

GEEs são substâncias que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol. Esses gases estão naturalmente presentes na atmosfera terrestre e evitam o escape da radiação para o espaço, fenômeno chamado Efeito Estufa. O processo mantém o planeta aquecido, garantindo a preservação da vida na Terra. Porém, as ações humanas causam uma maior concentração de GEE na atmosfera, o que eleva a média da temperatura do planeta, causando o chamado aquecimento global.

 

Confira aqui a matéria completa

[lbg_audio5_html5_shoutcast settings_id=’1′]