Você Transforma:
imersão na cultura digital

Conheça o programa de capacitação de funcionários em tempos de transformações digitais aceleradas

A presença no mundo digital tem evoluído rapidamente nos últimos vinte anos. Se até meados dos anos 2000 estar presente na internet significava ter um endereço de e-mail, um site, um blog ou uma página no Facebook ou no Orkut, a pegada online, hoje, envolve também a participação em pelo menos mais umas cinco redes sociais (Instagram, Tik Tok, YouTube, Twitter, LinkedIn), atividades como compras e contratações de serviços, transações financeiras instantâneas (Pix, cashback…), participação em eventos, lives, webinars, cursos e uma infinidade de interações digitais. Transitar por este universo onde, muitas vezes, já não discernimos entre o que é “vida online” e “vida off-line” é um desafio. Por isso, o Grupo Bradesco Seguros criou iniciativas como o Programa Você Transforma, de capacitação de profissionais para este cenário de intensas transformações.

Implementado em 2019, o Você Transforma investe nos processos de transformação digital e na criação de um ambiente de adaptação, inclusão, inovação e colaboração entre os funcionários. O objetivo é estimular o compartilhamento de novas ideias e de conexão entre setores, gerações e níveis de liderança da seguradora, integrando-os ao ecossistema digital global para o desenvolvimento de um mindset ágil que prioriza a jornada de relacionamento do cliente com a empresa.

Os processos de transformação digital não precisam de uma reestruturação completa ou de uma “mudança cultural em massa”, garante Felipe Gunha, gerente de canais digitais do Grupo Bradesco Seguros. Segundo ele, o importante é “seguir gradualmente em uma nova direção, mudando hábitos das pessoas e em etapas para funcionar em todos os setores da organização.”

“Pautas como humanização no negócio digital são fundamentais para que possamos cada vez mais compreender o nosso cliente, seja o segurado ou até mesmo o corretor, permitindo atender de forma diferenciada esses públicos e de maneira escalável”, avalia Gunha. Segundo ele, a humanização do atendimento por meio dos canais digitais permite entender o “momento e o sentimento” do cliente durante o contato com a Bradesco Seguros. “Muitos dos nossos produtos são utilizados pelos clientes em situações estressantes, como uma doença ou um acidente. São situações do cotidiano que precisam ser compreendidas e refletidas em nossas soluções para que possamos facilitar a sua utilização e proporcionar a segurança necessária àquele cliente que nos procura”, analisa.

Marcus Cabral, gerente comercial do Grupo, concorda. Nem em tempos de Covid-19, tecnologia digital e produtividade saíram do dia a dia de Cabral. Entusiasta da tecnologia e ligado nos “assuntos digitais”, ele diz que no começo da pandemia a adaptação “foi complicada” pelo tipo de interação que estava acostumado, “de forma próxima e presente” junto a clientes e corretores.

Você Conectado, versão virtual

 

Os resultados e os impactos do Você Transforma motivaram o lançamento, em março de 2020, do ciclo de palestras Você Conectado. Parceria entre as áreas de Recursos Humanos e Inovação, o Você Conectado incentiva a inclusão digital entre os funcionários por meio de uma série de lives sobre inovação. Gabriela de Almeida, analista de Capacitação do setor de Recursos Humanos da Bradesco Seguros, diz que a iniciativa coloca em discussão temas relevantes e atuais com o objetivo de sensibilizar os funcionários e prepará-los para atuar num ambiente profissional a partir das mudanças geradas pela transformação digital. “Consideramos bastante positivo o engajamento dos funcionários nas lives”, avalia.

As edições online do Você Conectado alcançaram, até o momento, 6.255 pessoas, entre funcionários, colaboradores, amigos, familiares e parceiros de negócios do Grupo Bradesco Seguros. Entre os temas abordados, “Inovação e Colaboração”, “Gestão da Mudança”, “As Relações Humanas e a Transformação Digital no Grupo Segurador”, “Ágil não é Rapidinho” e “Futurismo e Poesia”.

Para Felipe Gunha, “Os programas Você Transforma e Você Conectado são excelentes iniciativas para debatermos essas mudanças graduais que nos são exigidas, pessoal e profissionalmente.”

Para Marcus Cabral, as palestras têm trazido pontos de vista e perspectivas excelentes para os funcionários da empresa, principalmente com os exemplos reais apresentados pelos especialistas. Ele destaca os temas de inovação e de tecnologia, processos e suas perspectivas como os que mais chamaram a sua atenção na série de palestras. “Os palestrantes trouxeram exemplos de sucesso, de lideranças e ícones mundiais, fazendo repensar o nosso modo de encarar cada desafio com um olhar inovador”, elogia.

“Os palestrantes trouxeram exemplos de sucesso e de líderes e ícones mundiais, fazendo repensar o nosso modo de encarar cada desafio com um olhar inovador” – Marcus Cabral, gerente comercial da Bradesco Seguros

A importância da capacitação

 

No Grupo Bradesco Seguros, os treinamentos a distância, em parceria com a Universeg e Unibrad (Universidades corporativas), tornaram o trabalho das equipes mais ágeis e intuitivos. Os números demonstram o alto engajamento das áreas: em 2020, a empresa registrou mais de 250 mil participações, incluindo funcionários, corretores de seguros e parceiros de negócios. Os processos de capacitação foram adaptados para oferecer conteúdo atualizado com o momento da pandemia e ofereceram também transmissões online por meio de videoconferências, webinars, entre outros formatos.

Para Cabral, o aprendizado digital que recebeu por meio do “Programa Você Transforma” mudou a sua relação com colegas de empresa, clientes e segurados. “Mudou drasticamente e de forma positiva”, comemora. “Agora eu consigo atingir um número maior de clientes e de corretores, ampliando o meu alcance profissional”, destaca.

Já participaram como palestrantes do “Você Conectado”, José Cláudio Securato, professor da Saint Paul – Escola de Negócios; Andrea Iorio, Fundador da Metanoia Lab; Fabio Dragone, Diretor da área de Inovação da Bradesco Seguros; Rodrigo Giaffredo, cofundador na Super-Humanos Consultoria; Tiago Mattos, futurista; e Allan Dias Castro, poeta.

Atualmente, Cabral diz que está plenamente adaptado ao trabalho remoto. “Com a tecnologia, conseguimos fazer reuniões com clientes e corretores de cidades diferentes no mesmo dia. Consegui a adesão de um grupo de participantes que está cada vez maior, o que não seria possível no meu modelo de atuação profissional antes da pandemia”, relata.

Para Gabriela, a transformação digital e o mindset ágil propõem “um novo modelo de gestão dentro das organizações”, priorizando resultados por meio de trabalho em equipe e autonomia dos indivíduos com foco em jornadas. Desta forma fomentam em parceria com o escritório de Transformação Ágil práticas e conceitos como as equipes colaborativas, que trabalham em sistema de células ágeis e por jornadas; lideranças comprometidas com a melhoria contínua; e foco no cliente como centro estratégico da empresa.

“Todas as áreas da companhia fazem parte dessa transformação, cada vez mais tendo o usuário no centro de tudo que fazemos, retirando o ‘segurês’, as ‘departamentalizações’, e nos aproximando do nosso cliente”, reforça Gunha.

““Todas as áreas da companhia fazem parte dessa transformação, cada vez mais tendo o usuário no centro de tudo que fazemos, retirando o ‘segurês’ e nos aproximando do nosso cliente” – Felipe Gunha, gerente de canais digitais do grupo Bradesco Seguros

6 lições dos programas Você Transforme e Você Conectado para profissionais não “perderem a viagem” na jornada de transformação digital:

• Toda transformação digital começa pelas pessoas.

• Transforme a sua maneira de pensar e de agir para aproveitar todo o potencial criativo que um ambiente de trabalho digital, inclusivo, inovador e colaborativo oferecem.

• Abra-se para as mudanças graduais que estão nos levando a uma nova direção.

• Invista no aprendizado contínuo, desenvolvendo novas habilidades técnicas e interpessoais.

• Cultura de inovação se constrói com tempo e em equipe. Ajude colegas com insights e no manuseio de ferramentas que você domina. Faça parte de uma rede colaborativa com foco nesta transformação.

• Tenha curiosidade sobre novas tecnologias.

[lbg_audio5_html5_shoutcast settings_id=’1′]